LAVRA

  • lavra_faxinal
  • LAVRA 2

Atualmente todas as jazidas da empresa estão modeladas digitalmente e o planejamento da lavra das unidades em operação é feito com a utilização de softwares avançados.

A COPELMI opera atualmente minas a céu aberto, empregando o método de lavra em tiras, com cavas de mineração que alcançam a profundidade entre 40 e 80 m.

O processo de lavra inicia com a retirada do material estéril que recobre as camadas de carvão. Após o carvão ter sido exposto, este é desmontado com o emprego de explosivos e transportado até a planta de beneficiamento.

Para execução das atividades de lavra são empregados equipamentos de médio porte e de última geração, tais como: escavadeiras hidráulicas, caminhões fora de estrada e trator de esteiras. Estes equipamentos proporcionam uma grande flexibilidade operacional, permitindo operar minas com várias camadas de carvão.

A preocupação em minimizar o impacto ambiental da lavra está presente em todas as etapas, desde a deposição do material estéril, obedecendo à estratigrafia original do terreno, até a drenagem da mina, que são encaminhadas para o sistema de tratamento de água junto da planta de beneficiamento.

Apoio

Conheça as iniciativas sociais

Saiba mais sobre sustentabilidade

Apoio

instituicao_300x250

Conheça as iniciativas sociais

Saiba mais sobre sustentabilidade