CERTIFICADO ISO 14001

Desde o dia 27 de junho de 2008, a COPELMI Mineração Ltda teve o seu Sistema de Gestão Ambiental recomendado à Certificação da Norma NBR ISO 14001. A COPELMI é a primeira mineradora gaúcha de carvão com certificação ambiental. A implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma das alternativas utilizadas pela COPELMI para garantir a melhoria contínua nos seus processos e a sustentabilidade ambiental.

A COPELMI iniciou a implantação do seu Sistema de Gestão Ambiental em novembro de 2006 promovendo, através de um amplo trabalho de conscientização, uma mudança na postura de colaboradores e prestadores de serviço. Foram realizados treinamentos ambientais sistemáticos para todos os colaboradores e contratados das diversas unidades da empresa. Na área técnica e operacional, antes mesmo do processo de certificação, a COPELMI investiu em centrais para armazenamento de resíduos e na reforma de suas áreas de manutenção, entre outras obras para atendimento da legislação vigente.

O Sistema de Gestão Ambiental assegura, através de uma Política Ambiental o atendimento aos requisitos legais aplicáveis, a prática da prevenção da poluição e o comprometimento com a melhoria contínua. Para o atendimento desta política foram estabelecidos objetivos, metas e programas que visam controlar os possíveis impactos ambientais da atividade. 

Em março de 2008 a empresa iniciou o processo de Certificação da Norma NBR ISO 14001 juntamente com o órgão certificador British Standards Institution – BSI, objetivando contemplar todas as unidades produtivas da empresa, obtendo êxito ao fim do processo.

A COPELMI caminha agora em busca da melhoria contínua de seu Sistema de Gestão, mantendo e intensificando treinamentos, vistorias, obras e cumprimento da legislação vigente em todas suas unidades, através das ações do setor de meio ambiente, e por todos seus colaboradores e parceiros.

O interesse em mudar a postura, por parte de empresas, governo e sociedade, perante a gestão dos recursos naturais surgiu ainda na década de 70, ressaltando a conscientização de seu esgotamento futuro. A partir deste cenário, a defesa do meio ambiente deixou de ser assunto exclusivo de ecologistas e cientistas, e o conceito de desenvolvimento sustentável adquiriu maior importância. A constante pressão dos organismos internacionais, dos meios de comunicação e da sociedade civil organizada, somada á necessidade de atender ás exigências da legislação e ás novas regras do mercado internacional, fez com que as empresas adotassem novas estratégias de desempenho ambiental. A certificação ISO 14001 chancela o compromisso ambiental da COPELMI Mineração.

Apoio

Conheça as iniciativas sociais

Saiba mais sobre sustentabilidade

Apoio

instituicao_300x250

Conheça as iniciativas sociais

Saiba mais sobre sustentabilidade