Visita Técnica


A Turma de Manutenção Mecânica, junto com o voluntário Márcio, fizeram uma visita técnica à área de beneficiamento da Copelmi Mineração LTDA para demonstrar o funcionamento do processo de beneficiamento do carvão.

Treinamento de Emergência - Thaís Steigleder e Carol Mello


Os alunos do Projeto Pescar da turma de Gestão Ambiental assistiram uma aula teórica e uma aula prática de treinamento de emergência com o Voluntário e Técnico em Segurança Felipe Vargas. Para tal, foram levados a um lugar adequado, fazendo uso de todos os EPIs necessários, aprendendo a manusear um extintor e aprendendo sobre qual dos extintores (Água, Pó Químico e CO2) devemos acionar em determinadas situações.

Semana do meio ambiente – Márcio e Larissa


No dia 3 de julho, teve início a semana do meio ambiente dentro da empresa Copelmi Mineração LTDA, organizada pelos alunos do Projeto Pescar e a Voluntária Marília Becker. Abordando quatro tópicos importantes: Adote uma Caneca, Dia da Limpeza, e práticas elaboradas na portaria e no refeitório. Durante a semana foram realizadas palestras pelos alunos em outras unidades da empresa, apresentando trabalhos e levantamento de dados da produção de resíduos gerados.

Passeio a mineração – Larissa


Os alunos fizeram uma visita à Mina B3 localizada na cidade de Butiá, junto com o voluntário Wladimir Nunes. Aprenderam sobre o processo de extração do carvão e as etapas que são necessárias para a recuperação de área após a conclusão da atividade.

Visita a Corsan – Alan


No dia 20 de maio de 2015, a turma do Projeto Pescar de Gestão Ambiental, juntamente com o Voluntário e Engenheiro Químico Marcelo Sundstron, visitaram a Corsan. Lá acompanharam todo o processo da limpeza, desde a retirada da água do Açude Grande até ela chegar às casas dos moradores da cidade de Butiá. Esta visita comprovou que para um processo de limpeza da água eficiente é fundamental atenção em cada etapa.

Visita a Horta Rede Viva – Márcio e Carol Mello


No dia 29 de junho a segunda turma de Gestão Ambiental e a quarta turma de Manutenção Mecânica foram até Charqueadas conhecer mais sobre a Horta Rede Viva. A visita proporcionou muito aprendizado com as plantas e o sentimento, o amor que sentiam as pessoas por exercerem o papel de cuidá-las. Após um longo e agradável chá com Lourdes Sotilli, os jovens trocaram conhecimentos e duvidas sobre as plantas e os chás. Em seguida visitaram o Parcão, onde puderam conhecer a Biblioteca Pública da cidade. Receberam inclusive o convite para a inauguração da Sala Verde, ocasião na qual foram muito bem recebidos pelas autoridades presentes.

Dia da Limpeza - Maria e Maíra


As turmas do Projeto Pescar 2015 foram divididas em grupos e tinham como objetivo recolher de cada área tudo que encontrassem, para depois fazerem uma separação dos lixos arrecadados e colocar no local adequado. Em seguida demonstrar com cartazes o levantamento de lixos encontrados nas áreas de busca. Com esta ação abordamos as pessoas para que pensem melhor antes de colocar lixo no chão, refletindo sobre as consequências que trazem para o meio ambiente, além de prejudicar o ambiente de trabalho.

Aulas Sesi Ana – Ismael e Lafaette


No mês de Junho, Ana Maria Kaspar, através de uma parceria com o SESI, desenvolveu em quatro encontros as seguintes oficinas: “Liderança e Comunicação”, na qual aborda sobre o ambiente de trabalho e como as pessoas devem procurar sempre facilitar e estudar sua comunicação com os demais, sem gírias, entre outros; “Ética no Trabalho”; “Aprender a Empreender” e “Respeitar as Diferenças”. Este último se destacou porque sua abordagem ensina que ninguém deve julgar ou discriminar as pessoas pelo seu gosto, opinião sexual ou cor. Todos nós somos iguais e merecemos respeito.

Visita ao museu da PUC-RS - Vicente


No dia 7 de julho foi realizada uma viagem para expandir o conhecimento, em que os alunos da 2º turma de Gestão Ambiental e da 4º turma de Manutenção Mecânica visitaram o museu da PUCRS para ver uma exposição sobre a história do cinema. Através desta atividade os alunos assimilaram melhor o conteúdo dado em sala de aula, visualizando na exposição, principalmente na área de química.

Adote um Copo – Viviane


Os alunos da Segunda Turma de Gestão Ambiental, através do Projeto “Adote um Copo”, fizeram um levantamento de dados de quantos copos são gastos por mês na empresa, após o levantamento evidenciou-se que: Abril foram 10 mil copos e no mês de Maio 15 mil. Como forma de evitar desperdícios foi lançada a ideia do projeto para que os colaboradores pudessem trazer de seus copos na hora do almoço, substituindo o plástico. Dessa forma contribuindo com o nosso ambiente de trabalho.

Formatura


A Unidade Projeto Pescar Copelmi Recreio encerrou 2014 com mais um desafio superado. Duas turmas concluíram com sucesso seus cursos, formando 18 jovens em Iniciação Profissional em Gestão Ambiental e 18 em Manutenção Mecânica. É com grande alegria que se destaca o baixo número de evasões, mantendo os jovens motivados ao ensino durante toda a formação, em ambas as turmas.

Vivências


Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Na terceira semana de agosto, os alunos do Projeto Pescar deram início às atividades práticas, quando passaram por setores da empresa para adquirir conhecimento profissional, aprender a se portar e praticar as atividades exigidas nas áreas. Dentre os setores disponibilizados para as vivências dos alunos, estiveram o setor de RH, manutenção, segurança, administrativo, meio ambiente, entre outros. É importante ressaltar que as atividades propostas são acompanhadas pelos funcionários para que os alunos aprendam sobre o funcionamento da empresa.

Feira de profissões


Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Os alunos das duas turmas do projeto foram convidados pelo CREAs de Butiá para falar um pouco sobre o Projeto Pescar e os cursos da Unidade Copelmi Recreio na feira de profissões. O evento aconteceu no Clube Butiá, prestigiado pelas escolas do município. Ficamos felizes pela participação e agradecemos à equipe do CREAs pela iniciativa.

Visita a Mina


Quinta-feira, 3 de Julho de 2014

Durante a aula de Recuperação Ambiental, com o voluntário Wladimir, as turmas de Iniciação Profissional conheceram a mineração. Na oportunidade, também participou a facilitadora Cristiane Van Der, representante da Fundação Projeto Pescar.

Segurança


Quinta-feira, 3 de Julho de 2014

Nas aulas de Segurança do Trabalho, os alunos falaram da importância dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), com a voluntária Fabiana, colocando em prática o uso dos mesmos e visualizando o modo correto de utilizá-los e em que situações.

4º Desafio da Rede


Terça -feira, 1º de Julho de 2014

As duas turmas do Projeto Pescar da Unidade Copelmi participaram do 4º Desafio da Rede Projeto Pescar, onde cada uma delas elaborou um vídeo. O tema proposto era o seguinte: Protagonismo em rede “Ser protagonista significa ter pró-atividade na busca por alternativas de enfrentamento dos diversos problemas que estão colocados na atualidade local e global. Melhor dizendo, protagonismo é um estado de espírito que requer postura, prática, habilidade, criatividade e muitos outros elementos. O protagonismo se constrói no cotidiano, nas batalhas travadas no dia a dia, em qualquer que seja o âmbito de atuação da juventude” (Deboni, 2004).

Entretanto, é momento de parabenizá-los pelos brilhantes vídeos e esforço que mantiveram na produção deste, onde envolveu tempo e dedicação.

Este primeiro vídeo, desenvolvido pela Turma de Manutenção Mecânica, na sua abertura, traz a criação de uma máquina desenvolvida pelos alunos na aula de hidráulica, ela funciona com os princípios do sistema hidráulico e pneumático. A segunda parte representa a nossa rede e o dia a dia dos alunos. O fechamento do vídeo foi feito com uma música criada pelo aluno Douglas.

No segundo vídeo, desenvolvido pela Turma de Gestão Ambiental, eles procuraram focar na realidade dos jovens do Pescar, resgatando algumas histórias e mostrando a diferença que o pescar faz na vida deles.

 


Aula inaugural


Terça -feira, 22 de Abril de 2014

No dia 14 de março foi realizada a aula inaugural das novas turmas de 2014. No evento, tradicionalmente realizado depois dos participantes já estarem na empresa, ocorreu a apresentação dos mesmos aos voluntários, representantes de empresas parceiras, comunidade e direção da Copelmi. Os jovens expressaram a vontade de vencer obstáculos, superar suas dificuldades, buscando um futuro melhor.

O articulador José Luiz falou da gratificação de ter o Projeto Pescar dentro da empresa e como o mesmo modifica a vida dos adolescentes.

Mário Dukas, gerente comercial, destacou a importância de qualificar profissionais na Copelmi.

Já o colaborador Olmiro da Silva, hoje supervisor de laboratório, contou sua trajetória na empresa, onde trabalha desde 1994, primeiro como honda, após na limpeza e conservação, almoxarifado e lavador, até a função atual. Olmiro grifou a necessidade de se ter iniciativa frente ao trabalho, enfatizando a oportunidade que estão tendo os participantes do Projeto e da relevância de acreditarem no seu potencial, fazendo sempre o melhor.

A representante da Fundação Projeto Pescar Cristiane Van Der, nova facilitadora da regional, deu boas-vindas aos integrantes do Projeto e explicou sobre o acompanhamento feito pela Fundação.

Um momento emocionante para todos foi o depoimento dos egressos, contando sobre o significado do Pescar em suas vidas, o que modificou, as dificuldades que enfrentaram e como é trabalhar na empresa hoje. A orientadora Priscila Vaz complementou externando o orgulho que a unidade tem destes jovens e como é compensador vê-los no mercado de trabalho.

O engenheiro Felipe Antunes, que é voluntário desde 2012 e desenvolve o tema Manutenção Mecânica, relatou que cada ano é diferente, são experiências novas a cada dia e que o voluntário precisa buscar sempre novidades para chamar a atenção dos alunos.

A apresentação dos 37 jovens foi através de vídeo e o aluno Douglas encerrou - com chave de ouro - o encontro ao cantar uma música.

 

Apresentação das turmas


Terça -feira, 22 de 2014

Em 2014, a Copelmi, junto com os parceiros Fagundes, On line, Tazay e Transknh, abriu portas para a qualificação de 37 jovens, sendo 19 para o curso de Iniciação Profissional em Manutenção Mecânica e 18 para o curso de Iniciação Profissional em Gestão Ambiental. A Copelmi conta também com a parceria da CRVR, que participará disponibilizando voluntários, o que tornou possível viabilizar vagas para jovens de Minas do Leão.

Início das atividades na unidade Copelmi Recreio


No dia 17 de fevereiro foi realizada uma reunião com os integrantes do Projeto Pescar e seus responsáveis, dando início ao 3º ano das atividades da unidade Copelmi Recreio. No encontro foi destacado a importância do papel da família no dia a dia dos jovens, além do esclarecimento de dúvidas e da apresentação do funcionamento dos cursos durante este ano.

Reunião com voluntários
Terça -feira, 22 de Abril de 2014

Os preparativos para as novas turmas do Projeto Pescar na unidade Coplemi Recreio tiveram inicio com uma reunião junto aos voluntários, quando os principais temas abordados foram comportamento, educação e comprometimento com os jovens buscandoo melhorias para os cursos.

Formatura
Segunda-feira, 07 de Abril de 2014

No dia 26 de novembro de 2013 foi realizada a formatura da 2ª Turma de Iniciação Profissional em Manutenção Mecânica. Na solenidade estiveram presentes o Diretor Superintendente Carlos W. de Faria, Ademir Schneider - representante da Fundação Projeto Pescar, Cesar Augusto Amaral - paraninfo da turma, e demais representantes das empresas parceiras, assim como a comunidade e familiares dos formandos.
Todos para acompanhar mais um momento muito importante na vida destes 25 jovens, que estão em desenvolvimento para o mercado de trabalho. Sucesso é o que a Unidade Projeto Pescar Copelmi Recreio deseja a eles.

Camisetas autografadas
Segunda-feira, 06 de Maio de 2013

A 2ª turma do Projeto Pescar recebeu da Fundação Leo Messi, através do Parceiro Cesar Augusto (On line), uma camiseta da argentina autografada pelo jogagor Lionel Messi e uma camiseta do Futbol Club Barcelona. A 2ª turma fará uma rifa dessas camisetas que serão sorteadas no dia 18/11/2013.

Aula inaugural
Segunda-feira, 25 de Março de 2013

A 2ª Turma Projeto Pescar, com 25 alunos, teve sua aula inaugural no dia 15 de março em evento onde estiveram presentes os representantes das escolas Nicácio, Rondon e Mauá que, junto com o Projeto, contribuem para o crescimento dos jovens participantes. Além destes, compareceram as empresas parceiras Fagundes, Tazay, On line e Transkunh; o represenate da Fundação Projeto Pescar Ademir Schneider, e o Diretor Superintendente Dr Carlos Faria, que deixou uma mensagem sobre a importância do projeto na vida profissional dos jovens.


Os egressos da 1ª Turma, Andrei e Rodrigo, falaram da importância do comprometimento com o curso e de alcançar os objetivos.

2ª Turma Projeto Pescar:

Orientadora:

Articulador:

Voluntários:


Voluntariado
O voluntário Ilor falou da sua experiência no voluntariado no ano interior e sobre a importância do Projeto na vida dos jovens.

 

Início das atividades
Segunda-feira, 25 de Março de 2013

A Unidade Projeto Pescar Copelmi Recreio iniciou as atividades no mês de fevereiro com a 2ª turma, que este ano terá 25 jovens. Junto com a Copelmi estão nesta parceria a Tazay, On line, Fagundes e Transkunh, buscando para os jovens uma qualidade de vida melhor ao realizem o curso.

ALUNOS:

 

Formatura
Segunda-feira, 25 de Março de 2013

A formatura da 1ª turma da unidade Projeto Pescar Copelmi Recreio foi realizada no dia 12 de dezembro de 2012, no ginásio Rudi Raguse, e contou com a presença do diretor da empresa Drº Carlos Faria, os parceiros Cesar Augusto (On linne), Altemir (Transkunh), voluntários, colaboradores e familiares.

Foi uma data marcante para os 15 jovens que fizeram história na Copelmi por serem os pioneiros e que, sem dúvida, além de terem levado muito aprendizado, deixaram muito de si, abrindo caminho para que outros adolescentes também possam ter a oportunidade de realizar este curso. Sucesso na caminhada destes jovens!

 

Fundação Leo Messi
Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2013

Os alunos da 1ª Turma do Projeto Pescar tiveram destaque na página da Fundação Leo Messi, no ano de 2012, juntamente com o parceiro Cesar Augusto da empresa On line. E neste ano, estão no balanço social do Messi.

Visita e agradecimento
Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012

No dia 18 de outubro o grupo do Projeto Pescar conheceu o Moinhos RH, que é formado por quatro empresas: Nery Beretta, Captter, Vos Desenvolver e Dco Consultoria. A Copelmi conta com 10 voluntários nestas empresas que fizeram uma grande diferença na vida dos jovens. Na parte da manhã os alunos fizeram vivências nos setores com os funcionários, e na despedida encerraram com um agradecimento ao carinho que estas pessoas prestaram durante o ano ao Projeto.

Reciclagem
Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012

O óleo de cozinha, utilizado em estabelecimentos e residências, pode ser reutilizável na produção de sabão em barra. Além de preservar o meio ambiente, ao evitar que seja despejado no esgoto e nos rios, o seu processo de reciclagem evita a obstrução das tubulações e oferece economia para quem consumir o produto. Durante a Sipatmin e a Sima, os jovens produziram sabão com a ajuda de Dona Maria que, voluntariamente, ensinou a produção e, após, distribuíram no final de palestras. O óleo foi trazido pelos funcionários e arrecadado nos postos de coleta pelo setor de meio ambiente.

 

 

 

Recepção em Porto Alegre
Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012

A turma de alunos do Projeto Pescar teve a oportunidade de conhecer a unidade de Porto Alegre. Durante a visita foram recepcionados pelo articulador do curso José Luiz, juntamente com os voluntários Suzete, Francis e Loiva, que gentilmente receberam os jovens e apresentaram a unidade a todos.

 

 

 

 

 

 

Experiências fora da sala de aula em setembro
Segunda-feira, 08 de Outubro de 2012

Ao longo do mês de setembro de 2012, os alunos do Projeto Pescar da Copelmi tiveram novas experiências fora da sala de aula, visando diversificar e enriquecer seus currículos de vida. Uma das visitas foi ao Museu do Carvão, com posterior atividade prática de plantação de mudas de árvores. Em outra data, houve uma ida ao Setor de Beneficiamento, momento em que os estudantes puderam ver de perto os processos pelos quais o carvão passa até a sua destinação final.

Além das visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de preparar um terrário, vivenciando na prática o conteúdo aprendido com a professora e voluntária Daniela, do Meio Ambiente.
No retorno à sala de aula, os jovens escreveram sobres as atividades. A ideia era escolher alguns textos para publicação no espaço do Projeto no site. Segundo a voluntária Suzete, da Comunicação e Linguagem, foi bastante difícil selecionar somente alguns, pois "cada texto reflete um jeito - que é único - de perceber o mundo." Abaixo reproduzimos a narrativa de três alunos:

Beneficiamento
Jéssica Franco

Junto com o engenheiro Marcelo, a turma do Pescar foi conhecer o beneficiamento. Passamos pelas pilhas de carvão e depois seguimos para o lavador, onde vimos a britagem, a separação em tipos de carvão e a lavagem.Foi muito bom para conhecer todo o processo. Subimos na planta do beneficiamento (claro que com todos os EPI´s necessários).

Também passamos no laboratório para conhecer como eram preparadas as amostras do carvão. A visita foi muito boa.

 

Terrário
Eduardo Junior Silva de Oliveira

Foi realizada uma tarefa proposta pela voluntária Daniela (Ecologia), quando os alunos construíram um terrário, no qual os jovens aprenderam os fatores e os processos da Fotossíntese. Foi utilizado frasco de vidro, terra preta, areia, cascalhos, areia, insetos e uma planta para que ocorresse tal processo.

Museu do carvão
Lauro Telier

No mês de agosto, a turma do Projeto Pescar da unidade Recreio embarcou para visitar o Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos, quando assumimos um compromisso com o Meio Ambiente.

Estava um dia lindo e tudo deu certo para que a visita fosse excelente. O diretor do Museu do Carvão, Alexssandro, recebeu a turma e mostrou o museu, explicando todas as fotos e objetos que lá haviam. Todos ficaram muito felizes pela oportunidade de conhecer o jeito com que os trabalhadores extraíam o carvão do solo.

Para fechar a visita, o gerente de sustentabilidade Cristiano falou sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e todos os participantes da visita – equipe do Meio Ambiente e Projeto Pescar – plantaram suas árvores, assumindo o compromisso com o Meio Ambiente.

Dia do Motorista
Sexta-feira, 27 de Julho de 2012

No dia 25 de julho, Dia do Motorista, os jovens da Unidade Projeto Pescar Copelmi Recreio, junto com as voluntárias Priscilla Lima e Renata - área de família, realizaram um teatro de prevenção e conscientização no trânsito. O objetivo da ação foi trabalhar questões de responsabilidade e cuidados para um motorista prudente, discutindo impactos no grupo familiar, e a apresentação foi para motoristas, funcionários da Copelmi e empresas terceirizadas.

 

 

 

Evento beneficente
Sexta-feira, 12 de Julho de 2012

No dia 8 de julho, os alunos do projeto, juntamente com a voluntária Ana Schimitz, estiveram no Bar Opinião, em Porto Alegre, que foi palco de shows das bandas Chimarruts, Papas da Língua e Claus e Vanessa. O evento, denominado “Sons para Gisela”, ocorreu em prol de Gisela Franco Bernardes, de apenas dez anos, que tem uma doença rara chamada Síndrome de São Felipo, que é degenerativa e sem cura. A síndrome possui um tratamento que melhora a qualidade de vida de Gisela, porém seu custo é muito elevado e atualmente a família não recebe auxílio dos governos federal e estadual.

Visita a Butiá Leste
Segunda-feira, 21 de Junho de 2012

Os jovens do Projeto Pescar conheceram a Mina Butiá Leste-B3, onde receberam informações sobre o funcionamento e o cuidado que se deve ter na área de mineração e também sobre a maneira correta para a utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI's). As informações foram passadas pelo voluntário e Supervisor de Segurança do Trabalho Ilor Espinoza.

 

 

 

Visita técnica do Curso de Orientadores
Segunda-feira, 21 de Junho de 2012

Em 28 de junho, 13 futuros orientadores do Projeto Pescar em empresas de cidades como São Paulo, Londrina, Curitiba, Lagoa Vermelha e Campo Bom, entre outras, estiveram conhecendo as instalações do projeto na Copelmi.

Na ocasião, ouviram os depoimentos dos alunos, quando fizeram perguntas, conhecendo como foi o processo seletivo e as transformações positivas na vida de todos.

Os novos orientadores também visitaram a Mina, acompanhados do engenheiro Feijó, e o Beneficiamento, conduzidos pelo engenheiro Marcelo.

Visita ao Clinitest
Segunda-feira, 21 de Maio de 2012

Ainda no mês de maio, os alunos fizeram visita técnica ao Laboratório Clinitest, onde tiveram esclarecimentos sobre as atribuições dos profissionais envolvidos na elaboração de exames e entregas de resultados.

Eles também receberam informações sobre os profissionais da saúde diretamente ligados ao trabalho relacionado às doenças epidemiológicas da população.

O encontro teve o acompanhamento da drª Rute Pereira, biomédica e bioquímica, junto com demais técnicos. A organização da ação foi da voluntária Gislaine, que desenvolve as atividades de saúde dentro do projeto.

 

 

Dia Nacional do Projeto Pescar

Em 21 de maio, a turma Copelmi Recreio comemorou o Dia Nacional do Projeto Pescar. A participação da Copelmi - que busca divulgar o projeto da empresa - deu-se através de visitas às escolas de Ensino Médio Mauá e Rondon de Butiá. A escolha do tema deste ano (a diversidade) teve como objetivo estimular a reflexão sobre o assunto, visando mais respeito quanto às diferenças.

Nosso grupo apresentou o poema "Traduzir-se", de Ferreira Gullar, em forma de jogral; um diálogo, criado e teatralizado pelos alunos; e a música-tema da turma.

 

 

 

Visita à SIL
Sexta-feira, 11 de Maio de 2012

A turma do Projeto Pescar realizou visita técnica, no último dia 03 de maio, ao Aterro Sanitário da SIL Soluções Ambientais. Como parte do conteúdo programático do curso de Manutenção Mecânica Industrial, a atividade teve como objetivo conhecer o sistema de disposição de resíduos sólidos urbanos.

Na oportunidade, a turma foi recepcionada pelo engenheiro Ezequiel, pelo técnico de segurança do trabalho Ítalo e pela bolsista Juliana, que apresentaram um vídeo com o histórico da empresa e com rotinas operacionais, além de sanaram dúvidas dos alunos.

Após a apresentação, o grupo seguiu para uma visitação ao Mirante do Governador, de onde avistou as operações de disposição e compactação de resíduos, bem como o sistema de tratamento de chorume. Em seguida foram conduzidos à planta de Biogás, quando tiveram uma explanação sobre o sistema de queima de metano, o projeto de créditos de carbono e o projeto de beneficiamento do biogás (transformação de gás metano em GNV). A visita foi organizada pela voluntária Daiani Woloszyn.

Visita à Corsan
Segunda-feira, 26 de Março de 2012

Os jovens do Projeto Pescar da Unidade Copelmi Recreio, junto com as voluntárias Karin e Daiani, responsáveis pelo Setor de Meio Ambiente, realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água da Corsan, na cidade de Butiá. A ação buscou apresentar o processo de abastecimento do município e salientar a importância da água na vida da população. O encontro também serviu de marco para as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Cerimônia de inauguração
Segunda-feira, 19 de Março de 2012

No dia 08 de março de 2012, às 10h, foi realizado o evento oficial para a apresentação dos jovens, com abertura do supervisor Izor Espinoza, contando com a presença do diretor superintendente da Copelmi, dr. Carlos Faria e do superintendente da Fundação Projeto Pescar, Ézio Rezende.

Durante o encontro, também falou o articulador do projeto na Copelmi, José Luiz do Amaral Forte, e a orientadora Priscila Machado Vaz, momento em que mostrou os slides com toda a trajetória, que iniciou com o processo seletivo e chegou  à seleção dos 17 jovens.

A colaboradora Gislaine Rusch Azambuja fez pronunciamento em nome do grupo de voluntários (ver lista abaixo). Já os jovens aprendizes fizeram uma homenagem, quando o aluno Willyan Pfutze apresentou uma música, de sua autoria e tendo como tema o Projeto Pescar na Copelmi, e Douglas Almeida agradeceu em nome de toda a turma.

As empresas parceiras da Copelmi no projeto se fizeram presentes: Cesar Augusto Amaral Oliveira da On line Service, Baltazar Junior da Tazay, Jucemar Mohr da Pioneira e Altemir da Transkuhn.

Voluntários  (colaboradores que aderiram ao projeto com trabalho de voluntariado):
Adriana Martello - Vós Desenvolver
Alice Castellano - Captter Profissionais
Ana Lúcia Ramos -  Captter Profissionais
Ana Schmitz -  Captter Profissionais
Andrea Salgueiro - Nery e Beretta
Andreia Cristina Lopes Leal - Copelmi Recreio
Caroline Tusset - Captter Profissionais
Daiani Woloszyn -  Copelmi Recreio
Daniela da Silva - Copelmi Recreio
Diego Blumberg de Abreu - Copelmi Recreio
Fabrício Culmann - DCO Consultoria
Felipe Lima Antunes - Copelmi Recreio
Franciscarlo Virginio de Jesus -  Copelmi Porto Alegre
Gislaine Rusch Azambuja - Copelmi Recreio
Ilor Gleisson Batista Espinoza - Copelmi Recreio
Jorge Luiz Duarte de Oliveira - Copelmi Recreio
Karin Cristina Demari Bender - Copelmi Recreio
Loiva de Souza C. Fernandes - Copelmi Porto Alegre
Lúcia Poli - Captter Profissionais
Maria Cristina Delabary - DCO Consultoria
Maria Valeska Martins - Vós Desenvolver
Mônica Böhme - DCO Consultoria
Paulo Assis Haussen Brandão - Copelmi Charqueadas
Priscilla de Lima Nogueira - Copelmi Recreio
Renata Nunes Tavares - Copelmi Recreio
Suzana Hoff - Captter Profissionais
Suzete D’ávila - Copelmi Porto Alegre
Vanessa Stechow - Vós Desenvolver

 

 

 

 

 

Primeiro encontro
Segunda-feira, 05 de Março de 2012

A Unidade Projeto Pescar Copelmi Recreio iniciou suas atividades, no último dia 23 de fevereiro, com o encontro da primeira turma.

Os jovens participaram da integração, realizada pelo técnico de segurança Jarbas A. Sanches. Na ocasião, Jarbas transmitiu binformações diárias a respeito da Copelmi, além de abordar sobre as boas práticas de Segurança e seus procedimentos.

Já o colega Diego F. Peles, do setor de Meio Ambiente, apresentou um pouco da história da empresa para o conhecimento dos jovens aprendizes. Na ocasião, todos receberam uma cartilha sobre Segurança e Meio Ambiente.

Exames de Oftalmologia
Segunda-feira, 05 de Março de 2012

Os alunos fizeram, no dia 27 de fevereiro passado, exames de acuidade visual, medidas oftalmológicas e testes visuais de percepção de cores, nas dependências da Mina do Recreio (Butiá/RS), onde funciona a unidade.
Os procedimentos foram realizados gratuitamente por Sonaly Elhers e sua equipe de optometristas da Ótica Lux, que é a atual fornecedora das lentes de proteção com grau para a Copelmi.

O sucesso dos procedimentos foi possível graças ao contato feito pela técnica de enfermagem Gislaine, uma das voluntárias do projeto na empresa.
Os jovens que apresentaram alguma necessidade especial e/ou algum comprometimento visual foram encaminhados para uma avaliação oftalmológica, e, em 15 dias, receberam as lentes corretivas, conforme a necessidade de cada caso.


 

Unidade Projeto Pescar Copelmi Mineração Ltda

Está em construção, nas dependências da Mina do Recreio (Butiá/RS), um prédio para abrigar a Unidade do Projeto Pescar, com sala de aula, vestiário feminino e masculino, além de sala para a Orientadora.

EQUIPE
As primeiras etapas para a implantação de uma Unidade do Projeto Pescar são a escolha e a capacitação da equipe, composta por:

 MEMBROS DA EQUIPE
Na Copelmi, o colaborador José Luiz do Amaral Forte foi convidado para exercer a função de Articulador, participando de curso de qualificação com duração de 16h (2 dias) na Fundação Pescar. A assinatura do contrato, a escolha do curso e a seleção do Orientador estão entre as tarefas que José Luiz executa dentro do projeto. Forte salienta que a formação é 60% de desenvolvimento pessoal e cidadania e 40% de formação profissional, enfatizando a importância da participação da família dos jovens durante todo o processo. José Luiz destaca também a parceria com empresas terceirizadas como: Tazay Transportes Ltda., Online Service Ltda., Transporte Pioneira e Transportadora Transkuhn.

Priscila Terezinha Machado Vaz é a Orientadora da Unidade, tendo feito um curso de qualificação de 40h (5 dias) na Fundação. O Orientador é uma peça-chave da iniciativa, pois é o profissional que estará em contato direto com os jovens e suas famílias, fazendo visitas às residências dos adolescentes. Entre as suas tarefas estão: seleção dos jovens, constituição da turma, identificação de voluntários, estrutura operacional, captação de parcerias e planejamento pedagógico. Atividades estas sempre executadas com o apoio do Articulador.

A Facilitadora, representante da Fundação Projeto Pescar, é Rosemary Terra Lucas, que faz o acompanhamento junto à Copelmi.

INSCRIÇÕES
O período de inscrições ocorreu no início do mês de dezembro de 2011, com o objetivo de selecionar jovens de ambos os sexos, entre 16 e 19 anos, para o curso gratuito de Iniciação Profissional em Manutenção Mecânica Industrial.
A divulgação foi feita através da distribuição de panfletos explicativos nas escolas e lugares públicos; além de entrevistas com a equipe que coordenará o Projeto Pescar na Copelmi em rádios e jornais da cidade. 
As inscrições foram efetuadas pessoalmente pelos adolescentes, que deveriam preencher os seguintes requisitos:

SELEÇÃO
Na cidade de Butiá inscreveram-se 150 jovens, sendo que 134 fizeram a prova seletiva, no dia 10/12/2011, qualificando 17 adolescentes para formar a primeira turma do projeto na Empresa.

APRESENTAÇÃO DOS SELECIONADOS
No dia 9 de janeiro último, na Associação dos Funcionários da Copelmi, em Butiá, ocorreu a apresentação da 1ª turma.
Os jovens foram recepcionados pelos membros da equipe que coordena o projeto, quando enfatizaram que todos presentes eram vencedores. Rosemary Terra Lucas, facilitadora, observou que aquele era “o início de um processo de inserção no mercado de trabalho”, e que os jovens selecionados deviam ter orgulho da conquista, pois agora fazem parte da “turma de ouro da Copelmi”. Observando aos jovens a importância de “encarar o curso com interesse, disponibilidade e total responsabilidade.”
O articulador José Luiz do Amaral Forte pontuou que “o momento é de vocês. A Copelmi vai ensinar a pescar, abrindo um novo caminho na vida de cada aluno. Mas tem que querer, estar de coração aberto para receber e aproveitar a grande oportunidade que a empresa está oportunizando, como um investimento que deve valer a pena”. Rosemary, em nome de toda equipe, desejou sucesso ao grupo, finalizando que “a chance está começando.”
Cada adolescente fez uma breve apresentação, momento em que todos foram unânimes em mencionar a felicidade de estar participando da 1ª turma  selecionada para o Projeto Pescar da Copelmi.
Selecionados 2012:

  1. Ana Caroline Santos Pereira
  2. Andrei Julian de Souza Rodrigues
  3. Débora de Souza Pereira
  4. Douglas Almeida Pereira
  5. Douglas da Silva Leites
  6. Ederson Rodrigo Medeiros da Silva
  7. Eduardo Junior Silva de Oliveira
  8. Eliane da Silva Gonçalves
  9. Ingrid de Oliveira Mendes
  10. Jaíne Pereira Machado
  11. Jéssica Medeiros Franco
  12. Lauro Cesar Pereira Telier
  13. Nicolas Andrio Duarte
  14. Thaina Pereira de Abreu
  15. Tiago Lopes Rodrigues
  16. Willian Figueiredo da Silva
  17. Willyan Pfutze Silveira

::Voltar para o topo do site::