Curso

O curso – gratuito – de Iniciação Profissional em Manutenção Mecânica Industrial ocorrerá de 16 de fevereiro a 16 de novembro de 2012, com aulas de segunda à sexta, das 8h às 14h, dentro da Unidade na Copelmi.
A avaliação dos alunos será global, acontecendo durante todo o curso, e os mesmos receberão benefícios como:

Observação:
Eventualmente pais ou mães poderão ser convidados a participar do café da manhã. A orientadora Priscila aproveitará o momento para conversar com os responsáveis, coletando informações sobre o comportamento dos jovens em casa, pois este é um dos itens que compõem a avaliação global dos participantes.

Os conteúdos serão ministrados por colaboradores convidados dentro da empresa, desenvolvendo o papel de professores voluntários, ao assinarem um documento, termo de adesão, assumindo o compromisso para todo o curso. Ocorre ainda uma orientação ao corpo docente sobre as peculiaridades do público-alvo do projeto de iniciação profissional.
Dentro do processo de formação, existe a aplicação de laboratório prático, sendo que na Copelmi, por exemplo, haverá a utilização de um motor dentro da sala de aula.
Os jovens selecionados em Butiá, para a primeira turma do curso com início em fevereiro, participarão de uma cerimônia de abertura, no começo do mês de março, com a presença de autoridades.
Após os nove meses de formação, o fechamento é feito com a formatura dos jovens aprendizes, em evento onde ocorre a entrega de diplomas.
Finalizando e utilizando as palavras do articulador José Luiz do Amaral Forte, podemos observar que “o Projeto Pescar é uma oportunidade que a Copelmi dá à sociedade, através da qualificação, orientação e formação humana destes jovens, contribuindo para o afastamento dos mesmos da condição de vulnerabilidade social.”